Blog

       

            Psicanalista, Psicologo e Psiquiatra – os Psi que fazem confusão!

     Acredito que o principal motivo de certa bagunça em saber do que se trata cada um desses profissionais, e ainda, de que trata?! Deve-se justamente pela atuação dos três em uma mesma área, denominada psi, se dedicam a pensar sobre o sofrimento humano.

     No geral, para os psiquiatras e psicólogos mal estar do sujeito e visto como algo danoso e deverá ser eliminado seja através de diversas técnicas da psicologia e medicamentosamente pelo psiquiatra.

     Já Para a psicanálise o mal-estar é inerente a todo ser humano e singular. Aquilo que sinto, só eu sinto! Acaba-se com o eu também, também fui assaltado, também fui viajar, também estou com depressão, também, também. Abre-se a questão: o que fazer com esse mal estar? Resposta a ser inventada a cada um.  Responsabiliza-se o sujeito pelo que há de mais verdadeiro em si, seja este bonito ou feio, na sua dor e nas suas conquistas.

     Fazer análise pode ser uma intensificação da potência de vida, ensinando ao sujeito a ser protagonista de sua própria história.

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Open chat